logo RCN
CORONAVÍRUS

Covid-19: A poluição da epidemia

  • Instituto Mar Urbano -

Após a Lei que tornou obrigatório o uso de máscaras por conta da pandemia, faltou a adoção de protocolo claro com relação a destinação correta dos epi's utilizados - máscaras, luvas, entre outros. Fala-se muito sobre os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar levar o novo Coronavírus para dentro de casa. No caso dos catadores de resíduos, a preocupação maior é com o inverso: evitar que o vírus seja levado das casas de pessoas contaminadas para ruas e aterros sanitários por meio do lixo.A questão dos EPIs no ambiente tem sido tema recorrente na Europa. Cidades espanholas já notaram o crescente problema do lixo de Coronavírus e diversos municípios estabeleceram multas para descarte irregular que variam entre 100 e 3.000 euros. 

Em Miami, nos Estados Unidos, surgiu o #TheGloveChallenge no Instagram. Centenas de pessoas, de todos os cantos do mundo, postaram mais de 1.000 fotos de luvas descartadas nas ruas. Mesmo que máscaras ou luvas sejam atiradas em terra, podem facilmente chegar ao oceano. O vento ou a chuva podem levá-los a rios ou lagos que correm para o mar. Máscaras de tecido podem ser lavadas. No caso das máscaras de material não lavável e que não suportam o calor do ferro elétrico, é orientado o descarte em um saco plástico fechado, separadamente, antes de ir para a lixeira. Não jogue o equipamento de proteção diretamente no lixo. Dessa forma, cria-se uma barreira adicional de proteção e evita-se o contágio de terceiros. 

POLUIÇÃO DA EPIDEMIA NAS PRAIAS BRASILEIRAS

A poluição resultante do descarte irregular de equipamentos de proteção individual usados na epidemia do Coronavírus é tema que preocupa no mundo todo e agora começa a ser um problema também no Brasil. O fotógrafo Ricardo Gomes, formado em Biologia Marinha pela UFRJ e diretor do Instituto Mar Urbano, percorreu algumas praias do Rio de Janeiro como Ipanema e registrou máscaras de proteção boiando no mar e na Baía da Guanabara. "Desde que liberaram, em julho, atividades nas praias, tenho visto essas máscaras no mar. Vale lembrar que enxergamos na superfície apenas 15% do lixo oceânico. Se encontramos algo boiando, é só a ponta de um iceberg", disse. 

SAIBA COMO USAR E HIGIENIZAR MÁSCARAS CASEIRAS:

Por quanto tempo podemos usar a máscara caseira?

O ideal é de, no máximo, três horas.

Qual a duração deste tipo de máscara? 

Devemos fazer uma inspeção, diariamente, para avaliar a qualidade do tecido, verificando se está danificado.

Posso compartilhar minha máscara? 

Não. O uso da máscara é individual. Não devemos compartilhá-la nem com mães ou filhos, mesmo após lavá-las.

Quais cuidados tomar ao colocar e retirar a máscara? 

O uso da máscara aumenta a tendência de colocar as mãos no rosto. Antes de tocar na máscara, devemos higienizar as mãos. Por isso devemos sempre sair com um frasco de álcool gel. O ideal é usarmos a máscara de lacinho, mas, se tivermos as de elástico atrás da orelha, é preciso higienizar as mãos antes de tirar as máscaras.

Quais outros cuidados devo ter? 

Não deixar a máscara pendurada no pescoço ou braço porque, assim, ela está suscetível a sujeira.

Se eu precisar tirar a máscara por um período, o que devo fazer? 

Devo colocá-la em um saquinho.

Como guardar a máscara após lavar? 

Em um saquinho individual, fechando-o após lavar.

Como armazenar a máscara usada? 

Em um saquinho, também. Devemos levar um saquinho para guardá-la até chegar em casa.

Como fazer a lavagem? 

Quando chegamos com a máscara suja em um saquinho, tiramos e colocamos de molho com um pouco de água sanitária e sabão. Deixar de molho de 20 a 30 minutos, depois esfregamos, enxaguamos e colocamos para secar.

O molho pode ser na água quente? 

Não, porque pode prejudicar a trama do tecido, danificando-o.

Precisa secar ao sol? 

Não.

Depois de seca, o que fazemos com a máscara? 

Devemos passar ferro e guardá-la em um saquinho.

(Fontes: gerente de Risco da Vigilância Sanitária do DF, Fabiana de Mattos Rodrigues/Agência Brasília - Correio Braziliense - Metsul Metereologia)  


Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 82 milhões Anterior

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 82 milhões

Planta da cannabis é usada para fabricar máscaras biodegradáveis na França Próximo

Planta da cannabis é usada para fabricar máscaras biodegradáveis na França

Deixe seu comentário